Bagdá - Vários ataques armados e atentados a bomba deixaram 13 mortos no Iraque nesta sexta-feira, disseram fontes médicas, milicianos contra a Al-Qaeda e autoridades locais.
Duas motos explodiram ao mesmo tempo em dois mercados e uma terceira, próximo de um posto de polícia, em Balad, ao norte de Bagdá, na noite de sexta-feira, informou um tenente coronel da polícia.
Um membro do conselho provincial e uma fonte médica informaram que sete pessoas tinham morrido e que cerca de 50 ficaram feridas nessas explosões.
Homens armados mataram quatro milicianos que combatiam a Al-Qaeda e um civil nesta sexta-feira no centro do Iraque, onde a explosão de uma bomba também matou um soldado.
Homens armados atacaram um posto de controle em Khan Bani Saad, uma localidade situada no sul de Baquba (60 km a nordeste de Bagdá), matando quatro membros da milícia Sahwa e ferindo outros quatro, informou um chefe sahwa que pediu o anonimato, acrescentando que os agressores conseguiram fugir.
A milícia Sahwa, criada no final de 2006 pelos chefes tribais nas regiões sunitas do Iraque, conseguiu expulsar os combatentes ligados à Al-Qaeda, mas estes efetuam operações de represália.
Além disso, no norte de Baquba, dispararam com armas automáticas contra um automóvel civil, causando a morte do motorista.
Também nesta sexta-feira, uma bomba colocada na beira de uma estrada explodiu na passagem de uma patrulha, na região de Baquba, causando a morte de um soldado e ferindo outro, informou um comandante do Exército.