Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente do Egito promete um Estado civil à multidão na Praça Tahrir

Cairo - O presidente eleito egípcio, Mohamed Mursi, prometeu nesta sexta-feira (29/6), na simbólica praça Tahrir do Cairo, ante milhares de pessoas, que o Egito será um "estado civil, patriota e constitucional".

Ao chegar à praça, Mursi foi recebido com aplausos. Sua participação nesta manifestação, chamada de "entrega do poder" e organizada pelos militantes a favor da democracia e apoiada pela Irmandade Muçulmana, foi anunciada na quinta-feira.

Candidato dos Irmãos Muçulmanos, Mohamed Mursi, que derrotou Ahmad Shafiq, último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, é o primeiro presidente do Egito fora do aparato militar em muitos anos.

O Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que dirige o país desde a demissão forçada de Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, se comprometeu a entregar o poder ao novo chefe de Estado até 30 de junho.

A princípio, Mursi deveria ser empossado na Assembleia do Povo, mas o local foi alterado por determinação da "Declaração Constitucional Complementar", pela qual o Exército recuperou o poder legislativo após dissolver o Parlamento, dominado pelos Irmãos Muçulmanos, em virtude de decisão judicial contra a fórmula das eleições.