Jornal Correio Braziliense

Mundo

PRI encerra campanha com ampla vantagem para ganhar a Presidência do México



Peña Nieto, advogado de 45 anos, recuperou nos últimos dias o espaço que tinha perdido nas pesquisas, depois de uma série de protestos de jovens que pediam para que as pessoas não votassem no PRI, cujos governos são acusados de autoritarismo e corrupção.

A violência desencadeada pela guerra frontal aos cartéis das drogas e a pobreza que afeta quase metade dos 115 milhões de mexicanos, apesar de certa estabilidade macroeconômica, explicaria, segundo os analistas, uma derrota do PAN.

A campanha, que começou dia 30 de março, termina nesta quarta-feira. A partir de amanhã estão proibidas propagandas e pesquisas eleitorais antes da eleição, que não tem segundo turno. No domingo, 79,5 milhões de mexicanos devem ir às urnas para eleger o presidente para o período 2012-2018 e para renovar o Congresso.

López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, de 58 anos, encerrará, no final da tarde, sua campanha em um ato massivo em Zócalo, Cidade do México, e Vázquez, de 51, em Guadalajara (oeste), segunda cidade do país.