Ancara - Aviões do exército turco bombardearam posições dos rebeldes curdos no norte do Iraque, em represália contra um sangrento ataque no sudeste da Turquia, informou neste domingo o exército.
Trata-se da segunda série de bombardeios aéreos turcos após o ataque por parte de membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) a uma base do exército, na última terça-feira, na província de Hakkari, perto da fronteira com o Iraque.
Este ataque teria deixado mais de 30 mortos, entre soldados e rebeldes.
A província de Hakkari, região muito montanhosa da Turquia, é palco de violentos combates entre as forças de segurança e os rebeldes curdos, que aumentam seus ataques durante o verão.
"Nove alvos pertencentes à organização terrorista separatista baseada do outro lado da fronteira norte do Iraque foram atacados, de 22 a 24 de junho, por aviões da Força Aérea turca", declarou o Estado-Maior em um comunicado.
Os aviões retornaram as suas bases depois de terem cumprido com sucesso a sua missão, acrescenta o comunicado.
O PKK, que desencadeou um conflito armado em 1984 para defender os direitos dos curdos na Turquia, é considerado uma organização terrorista por muitos países. Em quase 30 anos, o conflito deixou mais de 45 mil mortos.