Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo afegão anuncia mais duas mortes em ataque talibã a hotel



Zaibhulah Mujahid, um porta-voz dos insurgentes, disse que "mujahidines atacaram este hotel porque pessoas de alto nível procedentes das embaixadas, da Isaf (Força Internacional de Assistência para a Segurança da Otan) ou da administração de Cabul se reúnem ali todas as quintas-feiras para festas desenfreadas com bebidas e prostituição".

Segundo Mohamad Zahir, chefe do departamento da polícia criminal de Cabul, os assaltantes, armados com fuzis kalashnikov e lança-foguetes, invadiram um casamento. Ao menos um dos atacantes detonou seu colete de explosivos, acrescentou. As forças de segurança iniciaram uma operação para pôr fim ao ataque por volta das 5h30 locais (22h de Brasília), indicou a polícia.

Soldados afegãos que se deslocavam em veículos blindados foram mobilizados inicialmente a 500 metros do hotel, com policiais e ambulâncias. O ataque de Qargha ocorreu poucas horas depois de um discurso do presidente Hamid Karzai advertindo que os ataques contra a polícia local e os soldados aumentaram "nos últimos dois ou três meses".