Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grécia anuncia novo governo e se prepara para negociar com Europa

Atenas - O novo primeiro-ministro grego conservador, Antonis Samaras, revelou nesta quinta-feira (21/6) a composição de seu governo de coalizão, que renegociará com a UE e com o Fundo Monetário Internacional as condições do plano de austeridade.

As formações conservadora, socialista e de esquerda moderada coligadas no executivo indicaram em um comunicado que o objetivo do governo é "revisar os termos do acordo de resgate (...) sem que isso ameace a permanência do país na zona do euro".

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, felicitou a formação do executivo como "um sinal claro da determinação da Grécia em cumprir seus compromissos e permanecer no euro".

Em um comunicado conjunto, as formações conservadora, socialista e de esquerda moderada, coligadas no executivo, disseram que o objetivo do governo é "revisar os termos do acordo de resgate", mas sem que isso ameace a permanência do país na Eurozona".

Segundo o executivo, serão respeitados os objetivos de redução de déficit orçamentário, controle da dívida e aplicação das reformas estruturais".

"O objetivo é criar as condições para tirar o país da crise de uma vez por todas e para que não dependa mais de planos de resgate no futuro", afirma o comunicado.

De acordo com a agência de notícias ANA (semioficial), a Grécia vai pedir à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) mais dois anos, até o fim de 2016, para sanear as contas, o que poderia representar um novo empréstimo de entre 16 e 20 bilhões de euros, informou a agência de notícias ANA (semioficial).