Jornal Correio Braziliense

Mundo

Câmara paraguaia aprova pedido de julgamento político do presidente Lugo

Assunção - A Câmara de Deputados aprovou inesperadamente nesta quinta-feira (21/6) um pedido de julgamento político para destituir o presidente Fernando Lugo por "mau desempenho de suas funções", informaram fontes parlamentares.

A petição foi aprovada por 76 votos contra 1 e ocorre após a matança de seis policiais e 11 sem-terra em um confronto na sexta-feira passada, em Curuguaty, 250 km a nordeste.

Lugo imediatamente anunciou que não renunciará, mas que se submeterá a um julgamento político de destituição aprovado pelo Congresso.

Os sem-terra asseguram que o local pertence ao Estado e que o mesmo havia sido transferido ao empresário durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-89) em um processo confuso e corrupto.

Após o anúncio da decisão da câmara, Eulalio López, líder sem-terra da Liga Nacional de Carperos, envolvida nos violentos choques com a polícia, pediu que seus partidários se mobilizem para defender o presidente.

Por fim, os presidentes da União Sul-americana de Nações (Unasul) decidiram reunir ainda nesta quinta-feira, em caráter de emergência, para estabelecer uma posição sobre o julgamento político de ;impeachment; do presidente paraguaio.