Lavrov considerou que o Irã deseja encontrar soluções para a crise em torno de seu programa nuclear, que as potências ocidentais suspeitam que esconda um propósito militar. O Irã rejeita essas acusações. O Irã e os "5%2b1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) devem se reunir nos dias 18 e 19 de junho em Moscou para manter suas discussões para encontrar uma solução diplomática para esta crise.
A última reunião realizada em maio em Bagdá não permitiu uma aproximação entre as duas partes, que, apesar disso, decidiram manter as negociações. O otimismo expressado por Salehi contrasta com as críticas formuladas nos últimos dias por diversas autoridades iranianas aos ocidentais, acusados de sabotar a preparação do encontro de Moscou, aos recusar as reuniões técnicas solicitadas por Teerã.
[SAIBAMAIS]Essas tensões foram aparentemente reduzidas em uma reunião na segunda-feira entre a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, representante dos 5%2b1, e o negociador iraniano Said Jalili, que permitiu um acordo sobre o conteúdo das reuniões de Moscou, segundo as duas partes.