Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia prende irmão de chefe do cartel mexicano 'Zetas' nos EUA

Washington - O irmão de um dos chefes do cartel mexicano dos "Zetas", Miguel Angel Treviño, foi detido com outras treze pessoas em uma grande batida contra uma rede de lavagem de dinheiro que utilizava cavalos de corrida, informou nesta terça-feira (12/6) o governo americano.

José Treviño Morales, 45 anos, e sua mulher Zulema, 38, foram detidos em Oklahoma, e os demais suspeitos, em várias propriedades do Novo México, Texas e outros estados da fronteira mexicana, revelou o departamento de Justiça. Durante a operação foram apreendidos vários cavalos "quarto de milha" campeões de corridas, avaliados em centenas de milhares de dólares.

A partir de 2008, Miguel Angel Treviño e seu irmão Oscar passaram a enviar dinheiro a José, residente nos Estados Unidos, para que comprasse propriedades e cavalos de corrida, "lavando" o dinheiro dos "Zetas".



Miguel Angel Treviño é considerado o número dois do cartel, conhecido por seus brutais métodos como o desmembramento de vítimas, e também por sua paixão por corrida de cavalos.

José Treviño fundou a empresa conhecida como Tremor, e apesar de se apresentar como um modesto imigrante que tinha a ajuda da família, ficou conhecido no turfe americano por suas aquisições e vitórias.