Roma - O presidente boliviano, Evo Morales, lançou nesta segunda-feira (11/6), em Roma, a quinua, grão originário da Cordilheira dos Andres, ecológico e de alto valor nutricional, como alimento-chave para combater a fome no mundo.
"Diante da crise alimentar mundial, os povos andinos têm várias respostas, uma delas é a quinua", afirmou Morales na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), onde foi designado "embaixador especial" da organização para promover esse chamado "super-alimento".
As Nações Unidas declararam 2013 o "Ano Internacional da Quinua", em reconhecimento aos povos andinos que souberam preservar esse grão, cultivado há 7.000 anos e básico para as antigas culturas como os incas. Entre os países produtores de quinua estão Bolívia, Peru, Equador, assim como Chile, Brasil e Argentina, e seu cultivo está sendo experimentado em Europa, Ásia, África e Austrália, já que cresce tanto em terras áridas, como a altitudes de 4.000 metros acima do nível do mar.