Jornal Correio Braziliense

Mundo

Franceses comparecem às urnas para as eleições legislativas

Paris - Os franceses votavam neste domingo no primeiro turno das eleições legislativas, com a esquerda como favorita, um mês depois do socialista François Hollande ter sido eleito presidente.

Os locais de votação ficarão abertos da 8h (3h de Brasília) às 20H00 (15H00 de Brasília). Quase 46 milhões de eleitores estão registrados para votar e escolher 577 deputados. O segundo turno acontecerá em 17 de junho.

Segundo as pesquisas, a esquerda é a grande favorita, mas não é possível saber se o Partido Socialista e seus aliados Verdes conseguirão a maioria absoluta ou se precisarão do apoio da esquerda radical.

O presidente François Hollande, eleito em 6 de maio, pediu uma "maioria ampla, sólida e coerente" para "realizar as reformas que os franceses pediram" na eleição presidencial. O socialista votou em Tulle, no departamento de Corr;ze.

Recebido com aplausos, o chefe de Estado não estava acompanhado pela companheira, Valérie Trierweiler. O primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault votou em Nantes, cidade da qual é prefeito e pela qual disputa o sexto mandato de deputado.

Ayrault ressaltou a necessidade de "legitimidade dos cidadãos para aplicar o projeto presidencial". O ex-presidente Nicolas Sarkozy votou no distrito XVI de Paris, sem fazer declarações. Ele estava acompanhado epla esposa Carla Bruni-Sarkozy.

As pesquisas convergem amplamente no nível as intenções de voto: os socialistas e os outros partidos de esquerda receberiam de 31,5 a 32%, os Verdes 5-5,5%, a esquerda radical 7,5-8%, a extrema esquerda 1-1,5%, a direita entre 33,5 e 35% e a ultradireita 15-16%.