O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste sábado que "saiu tudo absolutamente bem" nos últimos exames médicos que fez após concluir, em maio, um tratamento de radioterapia contra a recorrência de um câncer conta o qual luta desde 2011.
"Nos últimos dias, na Venezuela, fiz a tomografia axial computadorizada, a ressonância magnética com contraste, sem contraste, isso há poucas horas, e saiu tudo absolutamente bem depois da operação e da radioterapia", disse Chávez a jornalistas no palácio presidencial de Miraflores.
Estes exames de check-up são um acompanhamento da cirurgia a que o presidente foi submetido em Cuba, em fevereiro, devido à recorrência de um câncer, assim como ao tratamento de radioterapia que se seguiu.
Chávez explicou que os exames estavam previstos para meados de junho, mas que tomou "a decisão de fazê-los antes" para ter os resultados antes de se candidatar às eleições presidenciais de 7 de outubro.
Chávez, de 57 anos, se inscreverá formalmente na segunda-feira ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como candidato às próximas eleições presidenciais, nas quais disputará o terceiro mandato consecutivo de seis anos.
"Eu me sinto muito bem (...) Tenho fé em Deus, tenho fé em Cristo, meu Senhor, e na ciência e nessa vontade de viver para continuar lutando por este país", acrescentou o presidente, que respondeu a perguntas dos jornalistas após receber uma delegação do governo russo em visita à Venezuela.
O presidente, que não deu detalhes sobre o tipo nem a gravidade do câncer contra o qual luta, se afastou consideravelmente da mídia e da vida pública durante seu tratamento de radioterapia, embora nas últimas semanas tenha feito várias aparições públicas e televisivas.
Desde que foi operado do primeiro tumor, Chávez viveu o último ano entre Caracas e Havana, onde passou mais de cem dias para se tratar.
Após se submeter a ciclos de quimioterapia, o presidente deu por superada a doença em outubro do ano passado, mas uma recorrência, em fevereiro deste ano, o levou de volta ao centro cirúrgico.
Em 12 de maio, Chávez, de 57 anos, retornou de Cuba, onde concluiu o último ciclo de radioterapia para tratar a doença.