Jornal Correio Braziliense

Mundo

12 pessoas morrem, entre elas 8 mulheres, em Deraa, segundo OSDH

Beirute - Ao menos 12 pessoas, entre elas oito mulheres, morreram na noite desta sexta-feira (8/6) para sábado (9/6) na Síria por disparos feitos pelo exército contra a cidade de Deraa (sul), anunciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), em comunicado. Os disparos caíram em uma região residencial da cidade, berço do desafio ao regime do presidente Bashar al Assad, completa o comunicado da OSDH.

As operações de repressão e os confrontos entre soldados e rebeldes, que se intensificaram na capital, mataram outras 26 pessoas na sexta-feira em todo o país, na maioria civis, segundo a OSDH.

Na quarta-feira (6/6), 55 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram em Al Kubeir, uma aldeia na província de Hama (centro), segundo o OSDH, que, junto à oposição síria, culpou pelo massacre os "chabbihas", as milícias do regime.

As autoridades de Damasco desmentem, no entanto, que esse massacre tenha ocorrido, afirmando que apenas houve nove vítimas, assassinados por "grupos de terroristas", termo oficial para designar os rebeldes e opositores.

Mais de 13.400 pessoas, a maioria civis, morreram em quase 15 meses da revolta reprimida a sangue, segundo a OSDH.