Ditarbakir - Rebeldes curdos sequestraram um turista britânico a bordo de um carro no sudeste da Turquia, anunciou neste domingo (3/6) o gabinete do governador de Diyarbakir.
Um grupo de rebeldes curdos parou um carro no sábado às 15h30 GMT (12h30 de Brasília) na estrada que liga Diyarbakir a Bingol e verificou as identidades dos passageiros, indicou o gabinete do governador.
Depois, os rebeldes levaram o turista britânico de 35 anos para uma área rural da província de Diyarbakir, segundo a mesma fonte.
Alguns minutos depois, o governador, Mustafa Toprak, confirmou o sequestro em declarações citadas pela agência de notícias turca Anatolia. Os rebeldes "sequestraram um cidadão estrangeiro, que acreditamos que seja britânico", disse.
Os rebeldes curdos intensificaram suas atividades nos últimos dias. No mês passado sequestraram dez moradores de uma aldeia de Bayirli, no sudeste do país.
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, ilegal), considerado uma organização terrorista pela Turquia e por diversos países, iniciou a luta armada em 1984, inicialmente para lutar pela independência do sudeste da Anatólia e depois, exigindo a autonomia dessa região, o que desencadeou um conflito no qual morreram mais de 45.000 pessoas.