O desfile, que celebra as seis décadas de reinado de Elizabeth e a tradição marítima do Reino Unido, é o maior espetáculo náutico organizado na capital em mais de 300 anos e gerou um grande desafio em termos de segurança neste fim de semana festivo.
Desafiando o frio e a chuva incessante, milhares de pessoas munidas de guarda-chuvas e bandeiras já estavam reunidas desde a primeira hora da manhã nas beiradas do rio para poder desfrutar de uma vista privilegiada do evento.
Algumas delas passaram a noite no local, como Nicoa Holder, aposentada de Devon, cidade do sudoeste de Inglaterra.
"Apesar de estarmos molhados e com frio, é divertido", disse Nicoa.
Todo o país foi coberto pelas cores branca, azul e vermelho da bandeira nacional em homenagem à rainha, que será a estrela da procissão a bordo do enorme barco real, suntuosamente decorado para o evento.
Charles e Camilla, William e Catherine, assim como Harry, acompanharão a soberana, de 86 anos, no "Spirit of Chartwell", que começará às 14h30 local (13h30 GMT; 10h30 de Brasília) frente a Battersea Park, a oeste, e terminará 11 km e duas horas depois, passando a ponte da Torre de Londres, onde poderão contemplar o final do espetáculo.
O restante da família real os seguirá em outras três embarcações, em meio da flotilha composta por mil barcos de todos os estilos, épocas e tamanhos, procedentes de todo o reino e de outros 53 países do Commonwealth (nações que fizeram parte do Império Britânico).