Londres - A rainha Elizabeth II nomeou seu neto William Cavaleiro da Mais Antiga e Nobilíssima Ordem do Cardo, a primeira ordem da cavalaria escocesa, anunciou nesta terça-feira (29/5) o palácio de Buckingham.
A Ordem do Cardo - símbolo da Escócia - é a segunda mais importante do país, atrás apenas da ordem da Jarreteira, da qual o primogênito do príncipe Charles e segundo na linha de sucessão à Coroa também é cavaleiro desde 2008.
Segundo um porta-voz do gabinete do príncipe, William, que além de duque de Cambridge é conde de Strathearn, título que o vincula à Escócia, disse que se sente "muito honrado" por essa nomeação.
"É seu trigésimo aniversário este ano e também o Jubileu de Diamante, e a rainha considerou ser um momento apropriado para lhe conceder essa honra", acrescentou o porta-voz.
Os cavaleiros da Ordem do Cardo, que desde 1987 está aberta às mulheres, são nomeados diretamente pela soberana. Além de Elizabeth II, de seu marido, Phillip, duque de Edimburgo, e de seus filhos, Charles e Anne, aos quais agora se une William, a ordem é composta por 16 cavaleiros e damas.
William será ordenado oficialmente em julho, em uma cerimônia na capela da ordem, na Catedral de St Giles de Edimburgo, coincidindo com a visita anual da rainha à sua residência oficial da capital escocesa, o castelo de Holyroodhouse.