México - O cartel mexicano Los Zetas utiliza uma "violência descarada" porque busca controlar não apenas as rotas do tráfico de drogas, mas territórios inteiros, advertiu o representante do escritório da ONU contra as drogas em declarações publicadas nesta terça-feira (29/5) pela imprensa.
"As experiências mexicana e centro-americana estão nos mostrando uma nova maneira de operar do crime organizado. Esta organização (Los Zetas) não se conforma em controlar as rotas, mas se preocupa em controlar a maior parte dos territórios", indicou Antonio Mazzitelli, representante do gabinete da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime.
Mazzitelli disse que Los Zetas, grupo criminoso comandado por ex-militares desertores, "tentam controlar de maneira hegemônica os mercados ilícitos, criminosos e, quando podem, também os lícitos, através da utilização descarada da violência".
O funcionário da ONU sustentou que, enquanto os grupos criminosos de estrutura mafiosa tentam esconder os cadáveres de suas vítimas como prova do crime, "Los Zetas, ao contrário, os mostram".
"Utilizam a violência porque querem o controle do território e por isso têm que demonstrar que possuem a capacidade de impor sua lei", indicou em declarações feitas em Cancun (leste), no Caribe mexicano, onde é realizada uma reunião técnica com representantes de toda a América para desenvolver um esquema regional contra o crime organizado.