Jornal Correio Braziliense

Mundo

Eleições no Egito são encorajadoras, apesar de restrições, diz Carter

Cairo - O ex-presidente americano Jimmy Carter, que dirige uma organização que monitora a primeira eleição presidencial no Egito após a rebelião popular de 2011, disse neste sábado (26/5) que o processo era "encorajador", apesar das restrições impostas aos observadores.

"Eu diria que (as eleições) são encorajadoras para mim", afirmou em uma coletiva de imprensa no Cairo, embora tenha acrescentado que os observadores de seu Centro Carter sofreram "restrições (...) sem precedentes".

O ex-presidente afirmou que sua delegação não foi autorizada a observar a votação nos centros religiosos. "Não temos os meios para certificar que o conjunto do processo foi correto", disse Carter. Mas, em geral, "não há sinais (...) que mostrem que o processo tenha favorecido um candidato em particular", acrescentou, classificando as irregularidades de "fortuitas".

O primeiro turno das eleições presidenciais no Egito - primeiras eleições deste tipo desde a queda, em fevereiro de 2011, de Hosni Mubarak - foi realizado na quarta e quinta-feira.