Jornal Correio Braziliense

Mundo

Comissária da ONU para direitos humanos pede fim de sanções contra Zimbábue

[SAIBAMAIS]Harare - A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, convocou nesta sexta-feira (25/5) os países ocidentais a suspender as sanções contra o Zimbábue e seu presidente Robert Mugabe para permitir a realização de eleições livres e democráticas.

A sul-africana, que acaba de renovar seu mandato por dois anos para a Assembleia Geral da ONU, lembrou que havia pedido ao presidente Mugabe para garantir que as próximas eleições sejam livres e democráticas. Robert Mugabe, de 88 anos, no poder desde a independência do país, em 1980, foi forçado a compartilhar o poder com seu rival Morgan Tsvangirai - convertido em primeiro-ministro - depois da sangrenta campanha eleitoral de 2008, que quase acabou em guerra civil.

Apesar da implementação deste governo de unidade nacional, os militantes de direitos humanos são frequentemente detidos ou perseguidos por suas atividades, e os membros do grupo de Tsvangirai são muitas vezes incomodados pela polícia. Os Estados Unidos impuseram sanções para mais de 50 autoridades do governo, do Exército e do partido no poder no Zimbábue em protesto pela forma como ocorreram as eleições anteriores e as reiteradas violações dos direitos humanos por parte do poder de Mugabe.