Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bomba é achada em teatro de Buenos Aires onde Alvaro Uribe fará discurso

Buenos Aires - Uma bomba que é ativada através de um telefone celular foi encontrada nesta terça-feira (22/5) escondida em uma lâmpada de um teatro central de Buenos Aires, onde na quarta-feira (23/5) o ex-presidente da Colômbia Alvaro Uribe fará um discurso, informou à AFP uma fonte judicial sob anonimato.

"Não houve ligação telefônica de aviso. Em uma inspeção, funcionários da segurança encontraram a bomba em uma lâmpada do teatro. É daquelas que são ativadas pelo celular", disse a fonte judicial.

A Polícia Federal realizou uma forte operação com dois caminhões da Brigada Antiexplosivos e interrompeu o tráfego na tradicional Avenida Corrientes, onde se localiza o teatro Gran Rex, um dos maiores de Buenos Aires, a cem metros do Obelisco. Após mais de uma hora de inspeção, o trânsito foi liberado, mas cerca de trinta policiais permaneciam em frente às portas do teatro formando um cordão para impedir a entrada na sala.

O teatro será sede na quarta-feira (23/5) do WOM Leadership Symposium 2012, que será realizado sob o lema "A influência marca a diferença", no qual Uribe deve dar uma conferência intitulada "A Transformação da Colômbia". Uribe, de 59 anos, dissertará sobre "como desenvolver estratégias transformadoras para criar uma liderança sustentável", segundo os organizadores.

Grupos de esquerda convocaram para quarta-feira uma manifestação contra a presença do ex-presidente colombiano em Buenos Aires. Durante seus dois mandatos, o ex-presidente colombiano, o maior aliado dos Estados Unidos na América Latina, travou um combate frontal contra a guerrilha das Farc, enquanto enfrentou duras críticas por violações aos direitos humanos atribuídas ao Exército.

No mesmo dia, Manuel Estiarte, diretor de Relações Institucionais do clube FC Barelona da Espanha, dará uma palestra sobre "os segredos do sucesso do ;Método Guardiola;", em referência ao treinador Pep Guardiola.

Já o diretor artístico do célebre Cirque du Soleil, Guy Caron, dissertará sobre "A Gestão do Extraordinário", informou a organização. Os ingressos para o encontro foram vendidos por 220 dólares.

O Teatro Gran Rex abrigou recitais de conhecidos cantores como os espanhóis Joaquín Sabina e Joan Manuel Serrat, o americano Bob Dylan, os argentinos Charly García e Mercedes Sosa, o uruguaio Jorge Drexler e dezenas de artistas locais e estrangeiros.

No programa dos próximos dias estão previstos recitais da mexicana Lila Downs, do uruguaio Jaime Ross e a alemã Ute Lemper, entre outros.