Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governista Danilo Medina se proclama 'presidente de todos os dominicanos'

Santo Domingo - O governista liberal Danilo Medina se declarou nesta segunda-feira (21/5) "presidente de todos os dominicanos" em sua conta do Twitter, depois do último boletim oficial das eleições de domingo, que o favorecia com 51,24% dos votos frente ao social-democrata Hipólito Mejía.

"Hoje, graças à decisão soberana do povo dominicano, sou o Presidente de todos os dominicanos e dominicanas", escreveu Medina em sua conta na rede social.

"Reconheço Hipólito Mejía como um rival digno. A sua família: Ramón Hipólito, Carolina, Dona Rosa, Felipe e Elizabeth, um abraço respeitoso", escreveu Medina se referindo ao candidato opositor, que obteve 46,93% dos votos, segundo o último boletim da Junta Central Eleitoral (JCE), emitido depois da contagem de 99,11% das urnas.

"Obrigada a todos aqueles que acreditaram no meu projeto e me tornaram presidente", escreveu em outra mensagem, agradecendo também "aos que não votaram em mim, pois (aprenderei) com sua opção democrática a governar melhor".

Medina, do Partido da Libertação Dominicana (PLD, liberal), era o protegido do presidente Leonel Fernández, cuja esposa, Margarita Cedeño, assumirá a vice-presidência.

Até agora Mejía, do Partido Revolucionário Dominicano (PRD, social-democrata) e que domingo se mostrou desconfiado com os resultados parciais dos comícios, não reconheceu a vitória de seu adversário.

Cerca de 6,5 milhões de dominicanos foram convocados a votar para escolher o presidente e vice-presidente para o período 2012-2016, neste país caribenho de dez milhões de habitantes que divide a ilha Hispaniola com o Haiti.

Além disso, um total de 328.000 eleitores no exterior - um terço dos quais mora em Nova York- votaram para eleger o novo presidente e escolher, pela primeira vez, sete deputados no exterior.