O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, chegou esta sexta-feira (18/5) a Chicago para participar da Cúpula da Otan neste final de semana, dedicada ao tema afegão, informou um funcionário da organização.
Karzai se reunirá no domingo com o presidente americano, Barack Obama, antes de inaugurar a Cúpula, que definirá o plano de transferência das responsabilidades de segurança às forças afegãs até o final de 2014, data prevista para a saída das tropas estrangeiras.
O Afeganistão tem a intenção de obter em Chicago um plano de financiamento para suas forças de 4,1 bilhão de dólares anuais, que entrará em vigor após a saída das tropas da Otan.
"O objetivo de 4,1 bilhões é claro, e os países devem se aproximar disto o máximo possível", estimou nesta sexta-feira o enviado especial das Nações Unidas para o Afeganistão, Khan Kubis.
Não será suficiente "fazer promessas políticas ou declarações de boa fé", a comunidade internacional deve "criar as condições que permitam ao Afeganistão manter um alto grau de segurança e de estabilidade".