O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve anunciar ainda nesta sexta-feira (18/5) uma ação coordenada entre as iniciativas pública e privada para ajudar 50 milhões de pessoas, que vivem na pobreza nos países em desenvolvimento. O objetivo é colaborar com a distribuição de alimentos nesses países.
A iniciativa ocorre no momento em que os presidentes e primeiros-ministros do G8 (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Japão e Rússia) se reúnem, em Camps David (residência oficial do presidente norte-americano), a pouco mais de 100 quilômetros de Washington.
A ação anunciada por Obama é denominada Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional, que será implementada ao longo de dez anos, por meio de uma série de medidas. A iniciativa deve reunir 45 empresas privadas. Uma das propostas é investir US$ 3 milhões para incentivar as atividades dos pequenos agricultores, nos países pobres.
Em 2009, quando o G8 prometeu mais de US$ 20 bilhões para um período de três anos. Na ocasião, os líderes disseram que o objetivo era melhorar o acesso aos alimentos para os africanos e outros povos atingidos pela alta de preços e pelos problemas da economia mundial.