Jornal Correio Braziliense

Mundo

China adquire tecnologia ocidental para modernizar Forças Armadas

Washington - O Pentágono manifestou em um relatório anual divulgado nesta sexta-feira (18/5) sua preocupação com a aquisição por parte da China de tecnologia ocidental que pode ter uso civil e militar, assim como por suas atividades de ciberespionagem, para modernizar suas Forças Armadas.

Segundo o Pentágono, tirar proveito da aquisição, legal e ilegal, de tecnologias de duplo uso vinculadas à atividade militar é um objetivo de segurança nacional, estabelecido por Pequim. As Forças Armadas americanas temem, com isso, que o efeito cumulativo das transferências tecnológicas de duplo uso contribua substancialmente com as capacidades militares chinesas.

O Pentágono está preocupado com a possibilidade de que os fabricantes aeronáuticos ocidentais possam por inadvertência beneficiar a indústria aeronáutica militar chinesa. A construtora europeia Airbus inaugurou uma linha de produção para seus A320 em Tianjin em 2009. A China também recorreu à espionagem econômica com fins militares.

Segundo o relatório do Pentágono, "em 2011 as redes de informática no mundo continuaram sendo alvo de intrusões e de roubos de dados, um bom número dos quais proveniente da China".