Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hillary Clinton elogia posição pró-crescimento de François Hollande

Washington - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, elogiou nesta quarta-feira "a posição política diferente" de François Hollande, que prioriza o crescimento no lugar da austeridade, na véspera da chegada do novo presidente francês a Washington.

"No debate europeu, algumas vozes podem ser mais fortes a favor do crescimento do que foram antes", declarou Hillary ao jornal USA Today. "Nossa opinião continua sendo de que é necessário fazer ajustes à austeridade, para que haja crescimento, tanto por razões econômicas quanto políticas", acrescentou.

Hollande, que participará da cúpula do G8 em Camp David, na sexta-feira e no sábado, se reunirá na Casa Branca com o presidente Barack Obama, cuja administração, desde seu início, em 2009, priorizou medidas de reativação econômica em detrimento do rigor orçamentário.

O presidente americano também defendeu esta posição na terça-feira, diante do chefe de governo italiano Mario Monti, em uma reunião prévia ao G8.

Os dois líderes "falaram da situação econômica atual na Europa e concordaram sobre a necessidade de intensificar os esforços destinados a promover o crescimento e a criação de empregos", disse a Casa Branca em um comunicado.

"O presidente Obama e nossa equipe econômica dizem há tempos que a Europa deve levar em conta o crescimento para reativar" a economia, insistiu Hillary.

O estancamento da economia europeia afeta os Estados Unidos, principalmente em relação ao dólar, que se fortalece diante do euro, tornando menos competitivas as exportações americanas.