Haia - O aguardado julgamento contra o ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, acusado fundamentalmente pelo massacre de Srebrenica em 1995, começou nesta quarta-feira (16/5) no Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII) de Haia.
"Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia", declarou Dermot Groome, representante da promotoria, na abertura do processo contra o ex-militar de 70 anos.
Sentado atrás de seu advogado, à direita dos juízes, o acusado, vestido com terno cinza, aplaudiu brevemente quando os juízes entraram na sala de audiência e não fez uso da palavra.
[SAIBAMAIS]Detido em 26 de maio de 2011 na Sérvia depois de ter sido um foragido internacional durante 16 anos, Ratko Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100.000 mortos e 2,2 milhões de deslocados durante 1992 e 1995.
"A acusação apresentará elementos de prova que demonstrarão, além de qualquer dúvida razoável, a mão do general Mladic em cada um de seus crimes", afirmou Dermot Groome.