Washington - Estados Unidos e Paquistão realizaram "progressos consideráveis" nas negociações para retomar o abastecimento da Otan no Afeganistão através do país vizinho, informou nesta segunda-feira o Departamento de Estado americano.
"Nossa equipe ainda está trabalhando em Islamabad sobre o assunto da via terrestre. O que entendi esta manhã (14/5) é que fizemos progressos consideráveis, mas que continuam trabalhando", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.
"Ainda não está tudo resolvido com os paquistaneses", completou Nuland. "Estamos vendo informações completas com o governo do Paquistão sobre como funciona o sistema de abastecimento e todos os temas estão sobre a mesa", completou.
Depois que um ataque aéreo da Isaf (missão da Otan no Afeganistão) matou 24 soldados paquistaneses em um posto fronteiriço em 26 de novembro passado, Islamabad proibiu a passagem de comboios de abastecimento da Otan em seu território, pelo qual transita a maior parte da logística da força internacional mobilizada no país.
Na segunda-feira, a chanceler paquistanesa, Hina Rabbani Khar, afirmou que havia chegado a hora de os Estados Unidos e o Paquistão "avançarem".
"Estamos tentando fazer com que nossas relações sejam positivas, e estou certa de que conseguiremos", completou em coletiva de imprensa.