Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tentativa de ataque talibã a prédio oficial afegão deixa quatro mortos

Cabul - Seis homens-bomba talibãs, munidos de metralhadoras e explosivos, mataram quatro pessoas e feriram outras cinco durante uma tentativa de invasão a um prédio governamental em Paktika, província instável do leste afegão, informou uma fonte oficial. Os seis homens, vestidos com uniformes da polícia afegã, tentaram atravessar um posto de controle para atacar o escritório do governador do distrito de Yahyakhail, quando policiais suspeitaram e atiraram contra eles, relatou o chefe da polícia de Paktika, Dawlat khan Zadran.

Na terça-feira (8/5), os rebeldes já tinham atacado a mesma região, que faz fronteira com zonas tribais paquistanesas. Depois de realizar uma inspeção nas escolas próximas à fronteira paquistanesa, o diretor provincial de educação e outros quatro funcionários ficaram feridos e quatro guardas morreram quando uma bomba explodiu perto dos veículos que os transportavam.

Além disso, no oeste, quatro policiais foram mortos na quarta-feira na explosão de seu veículo na província de Badghis, informou o chefe de polícia da província, Abdul Jabar, que atribuiu o ataque ao Talibã. Dez anos depois da chegada da coalizão internacional, no final de 2001, a insurreição talibã continua com seus ataques sangrentos, principalmente no sul e no leste do Afeganistão. Há um mês, com o fim do inverno, os ataques dos rebeldes intensificaram-se.