Bruxelas - A comissária europeia de Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, saudou nesta quarta-feira com um explícito "yes we can" as declarações do presidente americano, Barack Obama, em favor do casamento homossexual.
"Yes we can", escreveu Malmstrom em sua conta na rede social Twitter. "O sim de Barack Obama ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma tomada de posição importante", acrescentou a comissária sueca e liberal.
Obama se manifestou pela primeira vez a favor do casamento homossexual, em uma entrevista concedida nesta quarta-feira à rede de televisão ABC.
"Para mim, pessoalmente, é importante dizer que eu acredito que os casais do mesmo sexo devem poder se casar", afirmou o mandatário americano.
A seis meses das eleições presidenciais, Obama -que com esta declaração se converte no primeiro presidente dos Estados Unidos a se posicionar em favor do matrimonio homossexual- havia adotado até o momento uma postura muito ambígua em relação a um tema potencialmente explosivo para a sociedade.