Libreville - A terceira reunião de cúpula América do Sul-África (ASA), prevista para os dias 15 e 16 de maio na Guiné Equatorial, foi adiada a pedido do bloco sul-americano, anunciou a União Africana (UA), sem revelar uma nova data.
"A pedido da parte sul-americana, a terceira reunião ASA foi adiada para uma data que será anunciada posteriormente", afirma um comunicado da UA.
Fontes ligadas à organização do evento em Malabo explicaram que a Guiné Equatorial estava preparada para receber a reunião, mas que a data não era conveniente para vários chefes de Estado sul-americanos.
O presidente de Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, no poder desde 1979, pretende transformar a cooperação sul-sul em uma prioridade de governo.
Em novembro do ano passado ele afirmou que os dois continentes deveriam "cooperar para lutar contra a dependência de certas potências do norte".
A primeira reunião ASA aconteceu em Abuja (Nigéria) em 2006. Três anos depois, o segundo encontro aconteceu em Porlamar, norte da Venezuela, com quase 30 chefes de Estado, incluindo o líbio Muamar Kadafi e o zimbabuano Robert Mugabe.