Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hollande e Sarkozy se enfrentam em debate a quatro dias do segundo turno

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu adversário político, François Hollande, se enfrentam nesta quarta-feira (2/5) no último debate antes do segundo turno das eleições presidenciais, no dia 6. O debate é organizado pelas redes de televisão privada, TF1, e pública, France 2. Será transmitido também por quatro emissoras de televisão e seis rádios na França e seguirá uma série de regras estritas, previamente definidas por representantes dos candidatos.

A ideia é que os dois candidatos discutam temas considerados de interesse dos franceses, como a queda no poder aquisitivo, os riscos de desemprego, a política externa francesa, além de questões sociais. Pelas regras do debate, Hollande abrirá a discussão. O candidato socialista adiantou que usará um tom ;áspero; e que está confiante. ;Não é uma luta de boxe ou uma briga, eu não tenho esse tipo de comportamento;, acrescentou Hollande.
[SAIBAMAIS]
Sarkozy disse que fará um debate para os franceses. ;Será necessário que François Hollande faça aquilo que ele detesta: ser franco;, reagiu. A porta-voz de Sarkozy, Nathalie Kosciusko-Morizet, acrescentou que: ;[Hollande] é um candidato vago, fugidio, que não responde às perguntas;.

Temas polêmicos, como o caso do ex-diretor-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn - acusado de estupro nos Estados Unidos pela camareira Nafissatou Diallo, e que era apontado como candidato do Partido Socialista para a Presidência da República -, devem ser abordados no debate. Pela última pesquisa sobre intenção de votos, do Instituto Ipsos, Hollande segue na liderança com 7 pontos à frente de Sarkozy. O socialista tem 53% das intenções de votos contra 47% de Sarkozy.