Jornal Correio Braziliense

Mundo

Apesar dos avanços, o Afeganistão ainda apresenta sérios desafios

Washington - A segurança melhorou no Afeganistão, principalmente graças à capacidade das forças afegãs, mas os santuários insurgentes como o Paquistão e a corrupção apresentam ao país sérios desafios em longo prazo, indica o Pentágono em um relatório publicado nesta terça-feira.

"Em todo o país, o número de ataques inimigos diminuiu em 2011 pela primeira vez em cinco anos. A tendência se mantém em 2012", assinala o relatório publicado a cada seis meses e que cobre o período outubro 2011-março 2012.

Mas o Afeganistão "continua enfrentando desafios sérios e em longo prazo (...). Os santuários da insurreição em Paquistão, assim como a limitada capacidade do governo afegão continuam sendo os principais obstáculos para que os avanços em termos de segurança levem a um Afeganistão sólido e viável", adverte o documento, que evoca uma "corrupção muito extensa" entre as autoridades afegãos.

Realizado em colaboração com outros órgãos do governo (Relações Exteriores, agências de inteligência, Agricultura, Justiça), o informe é enviado ao Congresso.

Oitenta e sete mil militares americanos e 44.000 soldados da força internacional (Isaf) estão posicionados atualmente no Afeganistão, junto com 344.000 soldados e policiais afegãos, segundo o documento.