Bucareste - O presidente da Romênia, Traian Basescu, nomeou nesta sexta-feira (27/4) o líder da oposição de esquerda, Victor Ponta, para o posto de primeiro-ministro, depois da queda do governo de centro-direita.
"Encarreguei Victor Ponta para a responsabilidade de formar o novo governo", disse o presidente durante discurso público.
"Nada de dramático ocorreu neste dia, é a democracia", completou, para afirmar que "não há razão para pânico nos mercados financeiros".
O governo de centro-direita de Mihai Razvan Ungureanu foi derrubado nesta sexta-feira (27/4) por uma moção de censura apresentada pela oposição que denunciava seu programa de privatização.
Por sua vez, Ponta, presidente da União Social Liberal (USL), lembrou que se trata de "um mandato limitado até as eleições legislativas, durante as quais vamos assegurar uma governabilidade que ofereça aos romenos a esperança de que as coisas possam evoluir na direção correta".
O novo primeiro-ministro tem agora 10 dias para formar um governo que deverá ser aprovado pelo parlamento.
Jurista de formação e procurador-geral até 2001, Ponta é, aos 39 anos, um dos mais jovens deputados da Romênia. Em duas oportunidades, em 2004 e 2009, ocupou funções ministeriais.
A Romênia deverá realizar eleições legislativas em novembro.