Nova York - O governo sírio não respeitou a promessa de retirar seus efetivos e suas armas pesadas das cidades e deve fazê-lo "sem demora", afirmou nesta quinta-feira (26/4) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
Em um comunicado, Ban disse estar seriamente preocupado pela presença das tropas e armas pesadas em cidades sírias, "apontada pelos observadores da ONU" no local, o que está "em contradição com os compromissos" adotados por Damasco. Segundo a mesma fonte, Ban exige que o regime do presidente Bashar al-Assad "respeite seus compromissos sem demora".
O secretário-geral expressou sua preocupação com a continuação da violência na Síria, em especial "bombardeios e explosões nos bairros residenciais". Também condenou "nos mais firmes termos a contínua repressão contra a população civil síria, assim como a violência, venha de onde vier".
Um total de 300 observadores da ONU serão mobilizados na Síria pelo Conselho de Segurança a partir da próxima semana, enquanto um grupo deles já se encontra no país desde meados de abril.