Washington - O possível candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que uma "solução militar" unilateral por parte dos Estados Unidos poderá ser necessária para impedir que o Irã obtenha a bomba nuclear.
Rubio, senador pela Flórida (sudeste), disse durante um discurso feito em Washington que é imperativo que os Estados Unidos não "fiquem à margem" da agitação no Oriente Médio e que exerçam sua liderança para resolver as crises mundiais.
"Nossa opção preferida desde que os Estados Unidos tornaram-se líder global é trabalhar com os demais para atingir nossas metas", disse Rubio em um discurso no centro de estudos Brookings Institution.
No entanto, os "Estados Unidos atuaram de forma unilateral no passado e acredito que devem continuar fazendo o mesmo no futuro quando for necessário", completou, referindo-se ao Irã.
Rubio, membro da poderosa Comissão de Relações Exteriores do Senado, fez campanha com o favorito das internas republicanas, Mitt Romney e é visto como seu possível companheiro de fórmula.
Para Rubio, as autoridades americanas devem trabalhar em "dois registros" frente ao Irã. Por um lado, trabalhar com as Nações Unidas e, por outro, com os aliados.