Ancara - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, exortou nesta quarta-feira (18/4) o presidente sírio, Bashar al-Assad, a ordenar que os tanques retornem as suas bases para provar que o regime de Damasco aplica plenamente o plano do emissário internacional Kofi Annan.
"A menos que os tanques retornem às bases, não podemos dizer que o plano de seis pontos foi aplicado", declarou Erdogan durante uma entrevista coletiva à imprensa difundida pela rede NTV.
"Embora os tanques tenham sido retirados das ruas e das imediações, eles foram enviados para as zonas rurais" e não para as bases, declarou o primeiro-ministro turco.
Erdogan disse que havia recebido informações de que "os sírios que continuam a fugir da violência" se refugiam nos países vizinhos da Síria. Ele ressaltou que os massacres prosseguiam fora de Damasco.
Informações mais recentes da Síria mostram que o regime de Damasco não está cumprindo suas promessas de aplicar o plano Annan, declarou Erdogan.
A Turquia, ex-aliada da Síria, rompeu suas relações com Damasco após a sangrenta repressão às manifestações populares por parte do regime do presidente Assad, que provocou uma fuga de milhares de refugiados sírios para a Turquia.