Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rei da Espanha pede perdão por viagem à caça em Botsuana

Madri - O rei Juan Carlos da Espanha afirmou, em um gesto sem precedentes, que lamenta e que se equivocou com a viagem de caça a Botsuana, na qual sofreu uma fratura no quadril que o obrigou a passar por uma cirurgia no sábado (14/4). O monarca, de 74 anos, que fez as declarações com semblante sério, disse que está "muito melhor" e que deseja retomar as obrigações. O rei, que usava muletas, deixou o centro médico diante de centenas de jornalistas, fotógrafos e curiosos.

[SAIBAMAIS]Juan Carlos recebeu alta depois que os médicos consideraram o pós-operatório muito satisfatório. De acordo com o boletim do hospital, ele conseguiu plena autonomia para os movimentos cotidianos. Nas próximas semanas, o monarca passará por revisões pós-operatórias e pelo protocolo de recuperação intensiva, em regime ambulatorial.

O rei espanhol passou por uma cirurgia no sábado para receber uma prótese após a fratura do quadril, que aconteceu na sexta-feira (13/4) durante uma expedição de caça em Botsuana. fato de o monarca estar caçando elefantes em um momento de grave crise econômica da Espanha virou uma grande polêmica no país que levou Juan Carlos a pedir desculpas pela viagem nesta quarta-feira.

De acordo com o jornal El Mundo, o magnata espanhol-saudita Mohamed Eyad Kayali, que atua como representante da casa real saudita, foi o responsável pelo convite ao rei Juan Carlos para a polêmica caça em Botsuana. Na terça-feira (17/4), grupos de defesa dos direitos dos animais protestaram na porta do hospital. As críticas foram intensas nos últimos dias e alguns políticos chegaram a sugerir a abdicação ao trono.