Cartagena - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, sancionou nesta sexta-feira (13/4) um conjunto de leis que permite a implementação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com Estados Unidos, constatou a AFP.
O presidente americano, Barack Obama, assinou em outubro o TLC com a Colômbia, mas sua entrada em vigor dependia da aprovação das leis sobre direitos e segurança trabalhista no país sul-americano, além de normas fitosanitárias e relativas à propriedade intelectual.
Após 20 anos em busca de um TLC com os Estados Unidos, "finalmente conseguimos que o Congresso americano aprovasse esse acordo há alguns meses e hoje podemos dizer que está tudo pronto para decretar sua implementação", disse Santos na presença de vários legisladores colombianos, paralelamente à Cúpula das Américas, da qual participam mais de 500 empresários e presidentes da região. "Espero que na reunião bilateral que tenho com Obama possamos dizer a data concreta da entrada em vigor", afirmou.
Santos prevê reunir-se com o presidente americano Barack Obama no domingo, ao final da Cúpula das Américas que reúne neste fim de semana em Cartagena 33 chefes de Estado e de governo do continente. O governo da Colômbia calcula que a aplicação do TLC com os Estados Unidos impulsionará a criação de meio milhão de empregos em cinco anos.