Jornal Correio Braziliense

Mundo

Delegação do Irã considera aproximação ocidental até agora 'decepcionante'

Istambul - A aproximação ocidental até agora é "decepcionante", afirmou à AFP uma fonte da delegação iraniana, na véspera da reunião em Istambul entre as grandes potências e o Irã sobre o controverso programa nuclear iraniano. A posição ocidental "não gera pontos promissores" nas negociações, segundo a mesma fonte. "Esperamos que a posição do grupo 5%2b1 seja diferente", acrescentou.

As negociações previstas para sábado em Istambul, depois de uma interrupção de quase 15 meses, reunirão o grupo 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha, mais Alemanha) e Irã.

Reunidos na quinta-feira (12/4) em Washington, os ministros do G8 pediram que o Irã se comprometa com um "diálogo construtivo e sério sem condições" com o grupo dos 5%2b1, para restabelecer "a confiança internacional sobre o caráter exclusivamente pacífico do programa nuclear iraquiano".

A imprensa americana indicou nos últimos dias a intenção dos ocidentais de pedir ao Irã que suspenda o enriquecimento em 20% de suas reservas de urânio, envie ao exterior suas reservas enriquecidas a esse nível (estão estimadas em cerca de 110 quilos), e feche sua usina subterrânea de Fordo (centro), que realiza esse enriquecimento.