Washington - A congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen pediu nesta quinta-feira (12/4) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que enfrente os "tiranos", como o venezuelano Hugo Chávez, e seus aliados na Cúpula das Américas, que acontecerá neste fim de semana em Cartagena, Colômbia.
"A cúpula representa uma oportunidade para os Estados Unidos condenarem publicamente as últimas ações anti-democráticas dos líderes da ALBA", o bloco liderado pela Venezuela, declarou em um comunicado a chefe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados.
Obama, que chegará ao balneário colombiano de Cartagena na sexta-feira (13/4), e seus aliados no continente, devem "enfrentar a influência do Irã na região e cobrar a conta dos tiranos", disse Ros-Lehtinen.
A administração Obama "calou-se uma ou outra vez diante de tiranos como Chávez, Castro, Ortega, Morales e Correa (que não vão participar da cúpula)", ressaltou a deputada, referindo-se aos presidentes de Venezuela, Cuba, Nicarágua Bolívia e Equador. Na primeira Cúpula das Américas, da qual participou em 2009, Obama "não enfrentou Ortega e Chávez, quando eles lançaram discursos anti-americanos e de elogio à ditadura cubana", disse Ros-Lehtinen. A política de Obama para a América Latina "ainda é uma decepção", acrescentou a congressista do estado da Flórida.