Castel Gandolfo - O Papa Bento XVI homenageou nesta segunda-feira (9/4) o papel fundamental das mulheres nas comunidades cristãs durante a oração de Regina Caeli celebrada em sua residência de Castel Gandolfo, perto de Roma. Lembrando que, segundo a tradição católica, foram mulheres as que viram o túmulo vazio de Jesus e o encontraram pouco depois de sua ressurreição, o Papa destacou que "as mulheres viveram uma experiência de relação especial com o Senhor".
Esta experiência é "fundamental para a vida da comunidade cristã" e isso é assim "em qualquer época, não apenas no início do caminho da Igreja", declarou o Papa, diante de centenas de fiéis reunidos no pátio de sua residência de verão. Bento XVI, Papa desde 2005, completará 85 anos no dia 16 de abril.
Antes de recitar a Regina Caeli, a oração que no período de Páscoa substitui o tradicional Angelus dominical, Bento XVI homenageou a figura de Maria, "modelo sublime e exemplar desta relação (especial) com Jesus". Através do "mistério pascoal", a "Virgem Maria também se converteu na Mãe da Igreja, ou seja, de cada um dos crentes e do conjunto de sua comunidade", disse Bento XVI.
Bento XVI foi calorosamente aplaudido por um grupo de pessoas de língua espanhola, que gritaram um "Viva o Papa", num momento em que Bento XVI retornou há pouco tempo de uma viagem ao México e a Cuba. No domingo, em sua mensagem "urbi et orbi" ("à cidade e ao mundo"), o Papa fez um chamado à paz, especialmente na Síria, e condenou "a perseguição às comunidades cristãs" do Oriente Médio à África, em particular na Nigéria, onde acabava de ocorrer um sangrento atentado.