Lilongwe - A vice-presidente Joyce Banda tomou posse neste sábado como presidente do Malauí para suceder Bingu wa Mutharika, cuja morte foi anunciada pela manhã, e chamou imediatamente à unidade e à reconciliação.
Conforme a Constituição, o poder passa às mãos da vice-presidente Joyce Banda, até as próximas eleições, previstas para 2014.
"Quero que olhemos todos para o porvir com esperança e um espírito de unidade. Espero sinceramente que não haja lugar para revanche. Espero sinceramente que permaneçamos unidos", declarou Joyce Banda, uma figura da oposição que os partidários do presidente morto quiseram impedir de subir ao poder.
"No momento, peço à nação que se concentre no luto de nosso pai", Bingu wa Mutharika, com quem formou uma equipe durante seis anos antes de ser excluída do partido governamental e se tornar uma forte opositora.
O governo do Malawi confirmou no sábado a morte do presidente Bingu wa Mutharika, dois dias depois de fontes políticas e médicas anunciarem sua morte devido a um ataque do coração.
"Temos a tristeza de anunciar que o presidente Malawi Bingu wa Mutharika morreu", afirmou Bright Msaka, secretário da presidência e do governo, em comunicado lido na rádio.
Vítima de um infarte, Bingu wa Mutharika, de 78 anos, desmaiou na quinta-feira no palácio presidencial e foi levado inconsciente ao hospital central da capital desse país do sudeste africano.
Fontes médicas e políticas anunciaram sua morte, mas as autoridades não confirmaram, deixando o país em uma situação de incerteza.