Blantyre - O governo do Malauí confirmou neste sábado a morte do presidente Bingu wa Mutharika, dois dias depois da notícia do falecimento ter sido divulgada por fontes médicas e políticas.
"Temos a tristeza de anunciar que o presidente do Malauí, Bingu wa Mutharika, faleceu", afirmou Bright Msaka, secretário da presidência e do governo, em um comunicado lido na rádio.
De acordo com a Constituição, a vice-presidente Joyce Banda deve governar o país até as próximas eleições, previstas para 2014.
Vítima de um infarto, Bingu wa Mutharika, de 78 anos, desmaiou na quinta-feira no palácio presidencial e foi levado inconsciente para um hospital da capital deste país do sudeste africano.
Fontes médicas e políticas anunciaram a morte do chefe de Estado, mas o governo não havia confirmado, o que deixou o país em uma situação de incerteza.
"A presidência e o governo asseguram ao país e à comunidade internacional que a Constituição do Malauí será estritamente respeitada no período de transição", afirmou Msaka.
O governo dos Estados Unidos apoiou a vice-presidente Joyce Banda como sucessora do falecido presidente.