Jornal Correio Braziliense

Mundo

Escritor dissidente foge da China por escrever sobre o Nobel Liu Xiabo

HONG KONG - Um escritor dissidente informou nesta sexta-feira que fugiu da China depois de ter sido ameaçado de prisão por estar escrevendo a biografia de seu amigo e Prêmio Nobel da Paz, Liu Xiabo.

Yu Jie, que reside nos Estados Unidos junto a sua família desde janeiro, publicou em 2010, em Hong Kong, uma polêmica biografia do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao e havia informado a uma rádio de Hong Kong que agora queria escrever sobre a vida de Liu Xiabo.

"A polícia secreta me disse que eu iria para a prisão se publicasse o livro. Por isso fugi, para garantir sua publicação no exterior", afirmou Jie.

Além das limitações de trabalho, Yu Jie, 38 anos e de confissão protestante, destacou que não podia praticar sua religião na China, onde não é aceita pelo governo.

Liu Xiabo, ex-professor, foi condenado a 11 anos de prisão em 25 de dezembro de 2009 por ter participado na redação da chamada Carta 08, um manifesto que pedia a democracia na China comunista.

O Prêmio Nobel da Paz foi concedido a ele em dezembro de 2010. Na cerimônia de entrega em Oslo, uma cadeira vazia simbolizou sua presença negada pelo governo chinês.