Blantyre- O presidente do Malauí, Bingu wa Mutharika, de 78 anos, foi internado nesta quinta-feira (5/4) depois de ficar inconsciente ao sofrer uma parada cardíaca, informou a rádio estatal, citando a presidência.
O chefe de Estado "receberá atenção de especialistas", afirmou a rádio, no primeiro anúncio em um veículo nacional sobre o mal-estar do presidente, que desmaiou e foi levado ao hospital de Kamuzu, na capital Lilongwe.
Não informaram em que hospital ele será internado na África do Sul.
"Ele continua inconsciente desde as 9 da manhã", indicou a fonte do hospital da capital, Lilongüe.
Eleito em 2004 e reeleito em 2009, Mutharika é um economista de formação que trabalhou para várias organizações internacionais como o Banco Mundial.
Sua gestão é questionada há alguns meses, num contexto de escassez crônica de combustíveis e moedas estrangeiras. Além disso, inúmeros opositores e estrangeiros criticam sua posição autoritária.
Em julho de 2011, manifestações populares resultaram em distúrbios durante os quais morreram 19 pessoas por disparos da polícia.
Em março, o principal movimento de oposição, o Comitê para os Assuntos Públicos (PAC), que reúne figuras opositoras e religiosas, chamou o presidente a se demitir e colocar seu mandato à disposição em um referendo.