Jornal Correio Braziliense

Mundo

Detidos 681 presumidos narcotraficantes na Arábia Saudita

RIAD, 1 Abr 2012 (AFP) - Os serviços de segurança da Arábia Saudita prenderam nos últimos quatro meses 681 pessoas suspeitas de narcotráfico e apreenderam carregamentos de drogas avaliadas em 460 milhões de dólares, informou neste domingo um porta-voz do ministério do Interior.

Entre os detidos há 96 sauditas e 585 pessoas de outras 33 nacionalidades "implicadas em delitos ligados ao contrabando, tráfico e venda de drogas", declarou o geral Mansur Turki à imprensa.

O valor das drogas, entre as quais a heroína, cocaína, maconha e comprimidos, chega a 460 milhões de dólares, informou. Além disso, as autoridades apreenderam 4,4 milhões de dólares.

Os serviços de segurança sauditas confiscam com certa regularidade grandes quantidades de drogas. Em 24 de março, na fronteira norte do reino com a Jordânia, impediram o tráfico de 1,5 milhões de comprimidos de Captagon, um psicotrópico muito consumido no Golfo.

O tráfico de drogas, o estupro, o assassinato, o jogo e o roubo armado são punidos na Árabia Saudita com a pena de morte.