Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chefe do Conselho Nacional Sírio pede para 'Amigos da Síria' armar rebeldes

Istambul - Burhan Ghalioun, chefe do Conselho Nacional Sírio (CNS), que reúne boa parte da oposição síria, pediu neste sábado à Conferência de "Amigos da Síria", que se reunirá no domingo em Istambul, para armar os rebeldes.

"O CNS expressa as demandas do povo sírio. Pedimos várias vezes o fornecimento de armas ao Exército Sírio Livre (ESL, rebeldes). Desejamos que a Conferência de Amigos da Síria atenda este pedido", declarou Ghalioun à imprensa em Istambul.

"É preciso mudar o equilíbrio das forças. Para conquistar isto, é preciso alcançar acordos com certos países, sobretudo os próximos a nós, para garantirmos os meios que modifiquem o equilíbrio das forças", declarou o líder do CNS.

"O povo sírio é massacrado e tem direito a contar com armas para parar esta máquina de matar do regime", acrescentou.

Os representantes de mais de 70 países "Amigos da Síria" se reúnem neste domingo em Istambul para aumentar a pressão sobre o regime sírio e incentivá-lo a aplicar o plano de Kofi Annan de saída da crise, com o qual se comprometeu, embora siga bombardeando as zonas rebeldes.

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, das principais potências europeias e de vários países árabes participarão desta segunda conferência de "Amigos da Síria", onde a oposição síria estará representada pelo CNS.