Gaza - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou nesta quinta-feira (29/3) que enviará urgentemente combustível à Faixa de Gaza diante da grave crise energética que afeta os serviços médicos.
Ao menos 150 mil litros de diesel destinados a "ajudar treze hospitais públicos a manter os serviços sanitários essenciais para os dez próximos dias" serão transportados por mar até Gaza, informou o CICV em um comunicado.
O CICV não especificou quando partirá o carregamento, mas um responsável disse que será "assim que possível".
O porta-voz dos serviços de socorro de Gaza, Adham Abu Selmiya, disse nesta quinta-feira que as 37 ambulâncias do ministério da Saúde estão paradas por escassez de combustível e que apenas 13 funcionam.
"Todas as ambulâncias do ministério que circulam com gasolina estão fora de serviço depois de uma falta total de combustível", disse.
"Pedimos a todas as organizações internacionais e humanitárias para intervir urgentemente", acrescentou.
Segundo ele, os serviços de socorro podem utilizar outros 40 veículos para o transporte de pacientes, mas não estão equipados como ambulâncias.
Gaza sofre cortes de energia elétrica há anos, mas o desabastecimento atual, provocado pela interrupção do contrabando de combustível para a única central do território, é um dos piores, com até 18 horas diárias sem eletricidade.