Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA não se decidiu sobre uso de suas reservas estratégicas de petróleo

Washington - Os Estados Unidos ainda não tomaram uma decisão sobre o uso de suas reservas estratégicas de produtos petroleiros para enfrentar a alta dos preços, declarou nesta quinta-feira (29/3) o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Interrogado pelos jornalistas sobre declarações de altos funcionários franceses de que Estados Unidos e Grã-Bretanha tem a intenção - assim como Paris - de usar suas reservas, Carney respondeu: "não possa confirmar isso, esta opção está sobre a mesa, mas não foi tomada nenhuma decisão".

A Agência Internacional de Energia (AIE), que coordena as reservas de petróleo estratégicas de grandes países ocidentais, manifestou nesta quinta-feira suas preocupações pelos preços elevados e disse estar disposta a atuar para garantir o fornecimento.

"O mercado petroleiro tem estado tenso nos últimos meses; os preços do petróleo estão a um nível muito alto e os preços de gasolina têm alcançado níveis recordes em alguns de nossos países membros", disse em um comunicado a diretora-executiva da Agência, Maria van der Hoeven.

"A Agência Internacional de Energia, como muitas outras, está preocupada com o impacto destes preços elevados em meio a uma recuperação econômica frágil", disse ela após uma reunião trimestral de dois dias em Paris, que reuniu especialistas dos países membros.