Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército sírio ataca cidade rebelde de Qalaat al-Madiq, em Hama

Beirute - Tanques do Exército sírio iniciaram nesta quarta-feira (28/3) um ataque contra a cidade de Qalaat al-Madiq, na província de Hama, centro da Síria, que estava sitiada há várias semanas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Os grupos rebeldes que controlam a cidade impedem o avanço dos tanques, segundo o OSDH, que destacou intensos combates.

As forças do regime sírio executaram vários ataques contra a cidade, sitiada e bombardeada há várias semanas, mas não conseguiram retomar o controle da localidade. A OSDH informou que combates violentos também foram registrados nesta quarta-feira na província de Deraa, berço da rebelião popular. Três soldados morreram em Rastane, província de Homs, centro do país, em confrontos com rebeldes.

Também nesta quarta-feira, o governo da China anunciou esperar que o regime de Damasco e a oposição síria respeitem os compromissos do plano de solução da crise do emissário internacional Kofi Annan. Segundo a ONU, o balanço de mortos superou 9.000 após um ano de revolta reprimida violentamente pelo regime de Bashar al-Assad. O OSDH afirma que mais de 9.700 pessoas desde março do ano passado.